Valorize-se, Deus Te Ama Muito

Mateus 12.12a: "Quanto mais vale um homem do que uma ovelha?" O contexto mostra uma situação onde o povo culto e poderoso da época censurava o Senhor Jesus por haver curado um homem no dia de sábado. Era a manifestação de Satanás tentando abreviar o tempo do ministério terreno do nosso Senhor. Eles não consideraram sequer o fato de que Jesus não realizou nenhum trabalho braçal para curar o enfermo. Nem consideraram o poder demonstrado por Jesus ao curar uma enfermidade pelo poder de sua Palavra.

Tampouco consideraram o caráter e a moral estampados no testemunho de vida de Jesus. Ao expor-lhes a comparação entre o valor do aleijado e o de uma de suas ovelhas, o Senhor Jesus eximiu-se de expor-lhes um valor inestimavelmente maior, um valor que jamais poderia ser comparado com outro qualquer: o seu próprio valor! Jesus tinha consciência de seu próprio valor e sabia que jamais seria reconhecido por aqueles homens ingratos, como expresso em João 1.12: "veio para os seus e os seus não o receberam ...".

Quanto vale o homem para si próprio? Freqüentemente o homem se auto-avalia tendendo para os extremos. Ora caminha para a supervalorização, ora para a sub-valorização. Há pessoas que mostram uma tremenda facilidade em passar de um extremo ao outro: se as coisas estão favoráveis, ficam facilmente inchados e galgam degraus largos que conduzem à soberba; se começam a ir mal, mergulham facilmente no lago da angústia e da depressão. A história relata ocorrência de pessoas que fizeram grande sucesso, Conheceram uma porção da glória humana e, sem mais nem menos, obtiveram um fim trágico e inexplicável diante do sucesso que um dia obtiveram. Talvez desconhecessem as recomendações de Deus, como estão em Provérbios 29.23: "a soberba precede a ruína", ou em Lucas 14.11: "todo aquele que se exaltar será humilhado, e o que a si mesmo se humilhar será exaltado". Teriam tido um final diferente se aprendessem com Jô, que diante da perda de tudo o que ele prezava, pôde afirmar: "o Senhor deu, o Senhor tirou. Bendito seja o nome do Senhor.". Nenhum outro ser humano deu tamanha lição para enfrentarmos essa turbulência que nos faz oscilar entre o sucesso e o fracasso com tanta freqüência.

O certo é que cabe ao homem fugir de toda o caminho que conduza à soberba. Quando o sucesso vier, o homem deve buscar mais a Deus, deve ter prazer em contribuir para a edificação da obra de Deus na terra, deve compartilhar seu sucesso com os servos do Deus Vivo que andam perecendo nesta terra árida. O sucesso que você compartilhar hoje, pode voltar para você na hora de sua angústia: "Lança o teu pão sobre as águas, e depois de muitos dias o acharás". Nos momentos de angústia e depressão, o homem precisa colocar-se aos pés de Jesus e lembrar que, por maior que seja sua angústia, não chega aos pés do que Jesus sofreu por amor a nós. Ele é poderoso para nos ajudar a sair de toda situação difícil. Para Ele não há impossível: "Verdadeiramente, Ele tomou sobre si as nossas dores, e por suas pisaduras nós fomos sarados.".

Quanto vale o homem para os outros? Para o mundo, o valor do homem está no que ele possui. Se ele está com o bolso cheio, até de doutor o chamam. Se chega de terno e dentro de um bom carro, recebem-no como reverendíssimo. Se ele tem um bom emprego, é excelentíssimo. Quando está no alto, sua mulher o chama de benzinho, seus pais o chamam de filhinho, Mas ai daquele que está sem emprego: seus amigos o desprezam, sua família o humilha, os comerciantes desacreditam dele, Até sua vida ministerial é prejudicada. Seu nome não é lembrado para nada. E se alguém o indica para um cargo, logo se levanta quem o possa contestar. Seu valor é abaixo de nada. Para citar o maior de todos os exemplos, consideremos o texto de Mateus 16.13-14, onde Jesus pergunta aos discípulos: “que dizem os homens a meu respeito?”. Naquele momento Jesus estava em alta. Por isso recebeu como resposta: “Uns dizem que é João, o Batista; outros, Elias; outros, Jeremias, ou algum dos profetas.”. Em seguida Ele pergunta: “Mas vós, quem dizeis que eu sou?”. E a resposta de Simão Pedro foi: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”.

O mesmo Simão Pedro, por três vezes negou tê-lo conhecido, e por isso tem sido criticado. Mas, o que dizer dos outros? Sabemos que muitos dos que andaram com Jesus, desfrutando do sucesso do seu ministério, ajuntaram-se com aqueles que o injuriaram. O certo é que, avaliar-se pela opinião alheia pode conduzir a erros. Muitos elogios levam à soberba, que nos afasta de Deus; e as muitas críticas levam ao abatimento e ao desânimo, que também nos afastam de Deus. Foi bom para Jesus, ouvir a resposta de Simão Pedro, mas, logo em seguida, o mesmo Simão tentou dissuadi-lo de prosseguir na obra para a qual foi enviado. Se fosse um de nós, poderia cair na armadilha preparada pelo diabo, mas Ele teve o discernimento para detectar o perigo e repreendeu-o imediatamente. Jesus conhecia o seu próprio valor! Outro fato indiscutível é que o homem precisa dessa avaliação externa. Ninguém consegue caminhar na trajetória da vida sem ouvia a opinião de outras pessoas.

Então perguntamos: o que fazer? A solução é seguir os conselhos da bíblia:

a) Escolher bem as companhias: Provérbios 16.19 e I Coríntios 15.33 nos recomenda: andar em boas companhias evita problemas.

b) Escutar os conselhos dos justos: Provébios 24.6 orienta: “Porque com conselhos prudentes tu podes fazer a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros.”. Já em Provérbios 12.5 encontramos: “Os pensamentos do justo são retos; mas os conselhos do ímpio são falsos.”.

c) Buscar a resposta e o conselho de Deus: Josué esqueceu de buscar o conselho do Senhor e foi enganado pelos Gibeamitas: “Então os homens de Israel tomaram da provisão deles, e não pediram conselho ao Senhor.” [Josué 9.14]. Salmos 25.14 garante: “O conselho do Senhor é para aqueles que o temem, e ele lhes faz saber o seu pacto.”

Quanto vale o homem para Deus? O primeiro ponto a ser considerado é o valor do sangue de Cristo. Quando o diabo o tentou, mostrando as riquezas do mundo e dizendo: tudo isso te darei se prostrado me adorares, ele estava fazendo uma oferta pelo sangue remidor. Na recusa de Jesus, Ele estava mostrando ao diabo que todas as riquezas do mundo não seriam suficientes para comprar uma gota do seu sangue. O segundo ponto a ser considerado é que Ele deu espontaneamente esse mesmo sangue para pagar o preço cobrado pelo diabo pela redenção da raça humana. Esse é o valor que Deus dá pela nossa vida. Outro ponto a considerar é que Ele nos comprou, sendo nós ainda seus inimigos, como está em Romanos 5.8: “Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós”.

A declaração mais nítida da parte de Deus acerca do valor que Ele dá aos homens está em Isaías 49.15: “pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti.”.

Conclusão: O grande valor que Deus nos dá, leva-nos a fazermos as seguintes perguntas:

a) Porque razão o homem continua desprezando a um Deus que se empenha tanto em mostrar-lhe a grande salvação que lhe tem preparado?

b) Que daria o homem pelo resgate de sua alma [Marcos 8.37]?

c) Que darei eu pelos muitos benefícios que o Senhor me tem provido [Salmos 116.12]? “Beberei o cálice da salvação”. Cabe agora a cada um de nós tomarmos a decisão e a atitude que sejam dignas de um amor tão grande. Precisamos fazer corresponder o valor que o Senhor nos trem dado. Se nenhum ser vivo nesta terra tem acreditado em você, e no seu potencial, se ninguém mais se dispõe a investir um tostão sequer nos teus projetos de vida, é sinal que já está mais do que na hora de você voltar sua atenção pelo único que deu valor para você, o único que acreditou em você, ainda que você não fizesse por merecer, ao único que pagou adiantado o preço do seu resgate, e, de quebra, preparou um lugar eterno para você poder viver ao seu lado.

Ao Senhor Jesus devemos agradecer, pelo valor que Ele nos dá. É hora de nos unirmos a Ele e recompensarmos uma migalha do grande valor que Ele pagou por nossas vidas

coloque o play no topo de seu blog e site

play pegueno esse para o xat e blog

coloque nosso xat em sua pagina ou no orkut

Blogger template 'BubbleFish' by Ourblogtemplates.com 2008