Livros Proféticos

Os últimos dezessete livros do velho Testamento se referem a profecias. Exceto por Lamentações, todos os demais livros levam os nomes de seus autores.Deus enviou estes profetas em épocas diferentes da história de Israel e de Judá.Eles exortaram asessoas a voltarem-se para Deus e avisou que Deus os puniria pela sua desobediência.

Isaías
Profetizou em Judá durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Zedequias.Repetidamente ele alertou o povo que Jerusalém e Judá seriam julgados por sua maldade.No capítulo 39, ele previu o exílio na Babilônia e que mais tarde o reino seria restaurado.Começando no capítulo 40, Isaías ofereceu conforto com as seguintes promessas de Deus:1) Aos exilados seria permitido retornar a Jerusalém;2) Um Justo, traria salvação;3) Deus suscitaria um novo reino de justiça.

Jeremias
Da mesma forma que Isaías, jovem ainda, foi chamado por Deus para avisar ao povo de Judá sobre a maldade que havia em seu meio.Jeremias gastou os primeiros vinte anos de seu ministério no reinado de Josias, um bom rei que tentou trazer o povo de Judá de volta a Deus.Depois disso, Jeremias esteve em frequente perigo causado por líderes politicos e religiosos que se enfureceram com as suas mensagens.Deus contudo protegeu a Jeremias que pode assim continuar a alertar aos maus e a consolar aos justos que confiavam em Deus.Depois que Jerusalém foi destruída, ele escolheu permanecer com o povo e foi com eles para o Egito.

Lamentações
O título real deste livro é: Canções Para Funerais".O seu autor foi provavelmente Jeremias que estava triste e abatido devido a destruição de Jerusalém.Ele confessou os pecados do povo e orou a Deus por misericórdia.

Ezequiel
Ezequiel foi sacerdote em Jerusalém. Ele foi levado cativo para a Babilônia com outros exilados judeus em 598 A.C.Os capítulos 1 a 24 são profecias sobre a destruição de Jerusalém.Depois que Jerusalém foi destruída, Ezequiel pregou uma nova mensagem de esperança, a de que o povo de Israel retornaria a Palestina.

Daniel
Este livro conta a estória de Daniel e seus três amigos que foram tomados cativos.Estes quatro homens continuaram a obedecer e adorar a Deus mesmo tendo suas vidas colocadas em perigo.Nos últimos seis capítulos do deste livro, Daniel descreve sua visão do surgimento e da queda de reinos e finalmente o surgimento de um reino eterno.

Oséias
Foi profeta em Israel durante o reinado de Jeroboão II.Os capítulos 1 a 3 falam a respeito de sua infiel mulher. No restante do livro, Oséias usa o seu casamento como analogia do amor de Deus por Israel, apesar de sua infidelidade.

Joel
Profetizou no tempo do rei Joás.Ele descreveu uma terrível praga de gafanhotos invadindo a Palestina.Joel anunciou o "dia do Senhor" e alguns fatos que o precederiam.

Amós
Foi um pastor de ovelhas, chamado para ser um profeta nas cidades do norte de Israel.Ele anunciou o julgamento de Deus para o povo por ter se afastado de Deus, por ser cruel com os pobres e pelo seu egoísmo.

Obadias
O menor livro da bíbliai, é um livro que profetiza contra a nação de Edom.Obadias profetiza que este reino será destruído por Deus.

Jonas
Jonas foi chamado por Deus para pregar em Nínive. Jonas tentou fugir de Deus e foi engolido por um peixe.Quando o peixe o retornou a terra firme, Jonas foi a Nínive e alertou o povo sobre o julgamento de Deus.

Miquéias
Contém os escritos do profeta que viveu em Judá durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias.Ele avisou o povo sobre o julgamento de Deus contra Jerusalém e Samaria por causa do pecado de seus líderes, mas também sobre as promessas de Deus de restaurar a Sião e um reino de paz para aqueles que confiassem em Deus.Ele profetizou sobre um soberano que nasceria em Belém, cujo reino seria eterno.

Naum
É um livro que profetiza contra Nínive, a capital da Assíria.O profeta descreve a crueldade dos assírios quando estes conquistavam outras nações.Ele previu a destruição de Nínive e o fim do reino Assírio.

Habacuque
Foi escrito na forma de um diálogo entre Deus e o profeta.Habacuque primeiro perguntou a Deus porque ele permitia que a maldade e a violência continuassemQuando Deus lhe disse que enviaria os babilônios para punirem a Judá, o profeta ficou muito preocupado.Ele não entendia porque Deus usaria os babilônios que eram ainda piores que os judeus.Deus respondeu que "os justos viveriam pela fé" e que os babilônios também seriam julgados.O final deste livro é um salmo de louvor.

Sofonias
Profetizou durante o reinado do rei Josias. Ele avisou que o dia do Senhor traria julgamento sobre Judá e Jerusalém e conclamou os judeus a voltarem-se para Deus.Sofonias previu que que as nações vizinhas seriam destruídas e que Deus traria de volta o Seu povo.

Ageu
Dezoito anos se passaram desde o decreto de Ciro que permitia aos judeus retornarem do exílio, mas eles não tinham ainda terminado de construir o templo.Ageu alertou que era a hora de reconstruir a casa do Senhor.Ele profetizou que a glória de Deus encheria o templo.

Zacarias
As profecias de Zacarias começaram dois meses depois da primeira mensagem de Ageu.Deus enviou a Zacarias oito visões para encorajar os construtores do templo. Nos capítulos 7 e 8, Zacarias conclamou op povo de Deus a obedece-Lo agindo com misericórdia entre eles.Os capítulos 9 a 14 predizem a vinda do Rei de Sião,"o Senhor Todo Poderoso".

Malaquias
Profetizou que os judeus retornariam do exílio.Ele avisou-os que estavam negligenciando e desobedecendo à Deus e que por isso seriam julgados.Ele tambem alertou que Deus salvaria aos justos.

coloque o play no topo de seu blog e site

play pegueno esse para o xat e blog

coloque nosso xat em sua pagina ou no orkut

Blogger template 'BubbleFish' by Ourblogtemplates.com 2008